domingo, 6 de outubro de 2013

Rei Leão 2: O reino de Simba


RESUMO DA HISTÓRIA, para quem não conhece, não lembra, etc.

Como já citei anteriormente, não me importo de reprisar Rei Leão, mas principalmente quando se trata do 2, O reino de Simba. Sem o pai para lhe orientar, o tio para perturbar e hienas para derrotar, Simba agora é rei. Governa ao lado de Nala, é adorado por todos os animais do reino e seus melhores amigos são Timão e Pumba, além do conselheiro (e amigo também) Hafik.

No começo da animação, acompanhamos uma espécie de batizado - Simba também é pai agora. Porém, Timão e Pumba se decepcionam ao saber que este filhote é fêmea. Ela se chama Kiara, e é aventureira e curiosa como seu pai costumava ser. Encerrando as introduções, pode se dizer que o filme é facilmente dividido em nove estágios, e os numerei para mais fácil serem identificados (pelos leitores).

1: Kiara vai a sua primeira aventura sozinha e despista Timão e Pumba, que estavam a mando de Simba atrás dela. Ela acaba descobrindo o exílio, onde conhece Kovu, o pequeno herdeiro de Scar, escolhido pelo próprio para seguir suas pegadas e se tornar o rei. Mal sabem os pequenos que seria o início de uma linda, e um tanto trágica, história de amor.

2: Hafik em uma breve conversa com o espírito de Mufasa, fala como Kiara cresce a cada dia mais forte e bonita, mas que se preocupa com Kovu, por ser o escolhido. Mufasa sugere unir os dois.

3: Kiara cresceu. E vai a sua primeira caçada sozinha. Por outro lado, Kovu vinha sido treinado sua vida inteira para se aproximar da filha e chegar ao pai. Com a ajuda de seus irmãos, Kovu mete Kiara em uma emboscada, onde ela não resiste e desmaia. O mesmo a resgata e mente ser um desgarrado, para Simba abrigá-lo em seu reino. Ele fica isolado do grupo, mas consegue acesso ao reino.

4: Kovu afirma que Kiara é fraca, e não saberia se virar sozinha caso precisasse, ela se ofende e pede que ele a ajude e melhorar. Em uma brincadeira, acabam se aproximando sem querer, mas tentam ignorar isto.

5: Logo Hafik aproveita a oportunidade, e os mostra o que é Upendi (upendi quer dizer amor), cantando uma música animada, onde os dois saem muito felizes, e mais envolvidos.

6: Kovu e Kiara aceitam o fato que estão apaixonados um pelo outro. Kovu cria coragem e decide contar a Kiara que tudo era um plano para seguir as pegadas de Scar.

7: Mesmo distantes, a família de Kovu percebe que ele desistiu do plano, e decidi armar outra emboscada. Em um momento em que Kovu está a sós com Simba, sua família, com seu grupo de exilados, aparece e faz Simba acreditar que Kovu fazia parte do plano. Deixam Simba muito ferido, Kovu fica desapontado ao saber que seu irmão morreu, e sua mãe o culpa por isso. Ela lhe dá um tapa, que o deixa com a mesma marca que Scar tinha no olho.

8: Kiara está de castigo. Kovu sumiu. Simba está ferido e fraco. Zira, mãe de Kovu, não vê melhor momento para atacá-lo. Kiara vê uma abertura na pedra do reino, e foge. Zira e seu bando continuam no plano de ataque. Kiara encontra Kovu, e o encoraja a tentar parar definitivamente com essa guerra entre suas famílias.

9: Zira foi a única que não os ouviu, tentando seguir com seu plano, mas acabou morrendo. Seu bando é bem aceito no reino de Simba, que finalmente permite o casamento de Kovu e Kiara.

Tentei citar os pontos mais importantes da trama, mas sou meio detalhista demais... Porém, não há nada que me impeça de recomendar: assistam! Isso não vai te fazer mais infantil, ou menos maduro, e melhora até o humor!

Conjuntivite


É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (parte branca dos olhos) e o interior das pálpebras. Aparecimento e propagação é favorável com o tempo seco do verão, o calor e o suor. Os sintomas são: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou cisco no(s) olho(s), secreção e coceira.

Geralmente dura até 15 dias e os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. Mais especificamente, a conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, cloro de piscinas, maquiagem etc.), como também por vírus e bactérias. Nesses casos, é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com as mãos, a secreção ou objetos contaminados.

Tratamento: lave os olhos frequentemente e faça compressas com água gelada, preferencialmente filtrada e fria, ou com soro fisiológico (dá uma sensação de alívio e refrescância). Não existe medicamento específico para a conjuntivite viral. Cuidados especiais com a higiene contribuem a controlar o contágio e evolução da doença. Além disso, não se automedique. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro. Recomenda-se não coçar os olhos, aumentar a frequência que se troca as toalhas do banheiro, ou ainda substituí-las por lenços de papel, trocar as fronhas diariamente enquanto houver sinais da doença, e não compartilhar objetos, como maquiagens.

drauziovarella.com.br
www.minhavida.com.br
g1.globo.com/bemestar